Blog

Crimes virtuais: sua empresa está protegida de ataques de hackers e vírus?

Crimes virtuais: sua empresa está protegida de ataques de hackers e vírus?

Nos últimos anos, os crimes virtuais têm aumentado de forma exponencial e negócios de todos os tamanhos podem ser alvo de ações mal-intencionadas contra os sistemas e os dados da empresa. 

 

Por isso, para proteger a rede e as informações da sua organização é importante entender o que são cibercrimes e como proteger sua empresa. Pensando nisso, escrevemos este artigo, falando mais sobre o tema. Confira!

O que são crimes virtuais?

Os crimes virtuais, ou crimes cibernéticos, são delitos cometidos por meio de dispositivos eletrônicos. Nesse tipo de delito, criminosos realizam virtualmente atividades ilícitas contra pessoas físicas ou jurídicas.

 

Esses crimes, que geralmente acontecem por meio da instalação de softwares e programas falsos em equipamentos digitais, estão descritos no Código Penal Brasileiro e têm como característica o acesso indevido e a manipulação de arquivos e dados salvos em computadores.

Quais são os crimes virtuais mais comuns?

Existem diversos tipos de crimes virtuais. Dentre eles, os mais comuns, cometidos tanto contra pessoas físicas quanto jurídicas, são: 

 
  • sequestro de dados (ransomware)
  • furto de dados
  • invasão de sistemas e dispositivos
  • instalação de vulnerabilidades ou backdoors sem autorização
  • vazamento de dados sigilosos
  • rompimento de sistemas de segurança
  • uso de softwares falsos para obter dados das vítimas.
 
Como posso proteger a minha empresa?

Se sua empresa for vítima de crimes virtuais, além de todo o transtorno causado pela ação criminosa, o resultado pode ser a perda de confiança do mercado na marca, multas por descumprimento da legislação vigente e até mesmo processos de clientes e fornecedores prejudicados. 

 

Por isso, mais do que saber o que é um cibercrime, é preciso saber como se proteger. E dentre os cuidados que um gestor deve tomar para que a empresa não seja alvo de crimes virtuais estão: 

Manter o sistema sempre atualizado

Quer evitar a entrada de hackers no seu sistema? Mantenha-o sempre atualizado. O objetivo das atualizações é justamente evitar que as vulnerabilidades encontradas sejam exploradas por criminosos.

Implementar uma Política de Segurança da Informação

A Política de Segurança da Informação, ou PSI, deve conter todas as boas práticas para proteção de dados do negócio. E depois de definida, deve ser divulgada para todos os colaboradores da empresa. 

 

Estabeleça normas sobre o que pode e o que não pode ser feito no acesso do sistema. Afinal, condutas erradas facilitam a entrada de criminosos na rede corporativa.

Investir em treinamento para todos os colaboradores da empresa

Não adianta treinar apenas os funcionários da área de TI quando o assunto é segurança da informação. Todos os colaboradores da empresa precisam saber quais são as condutas seguras.

Contar com uma empresa de Gestão de Segurança da Informação  

Para proteger seu negócio de crimes virtuais, nada como poder contar com a ajuda de uma empresa de Gestão de Segurança da Informação, como a Cobe IT.  


Parceira dos maiores fabricantes do mercado de tecnologia do mundo, nós podemos ajudar a aprimorar sua gestão de TI.  Quer saber como? Acesse nosso site.
Cobeit
Cobeit
27/05/2020 às 15:07
Av. Isaac Póvoas, 1177 - Edifício Conjunto Nacional - Popular, Cuiabá - MT
+55 65 3027-3777 | +55 65 99338-3351
e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet