Blog

Gestão de projetos de TI: a importância da documentação dos processos na área de Tecnologia da Informação

Gestão de projetos de TI: a importância da documentação dos processos na área de Tecnologia da Informação

Você conhece a importância da documentação de processos na gestão de projetos de TI? Sabe como a falta de registros e controles que guiem as ações da equipe de Tecnologia da Informação pode impactar negativamente o seu negócio?  

 

Se a sua resposta a essas perguntas é não, este artigo foi escrito para você. Continue a leitura e veja como aprimorar a sua gestão de projetos de TI. 

 

O que é documentação de TI

A documentação de TI é composta por uma série de documentos e mapas conceituais que permitem a qualquer profissional de Tecnologia da Informação, mesmo que nunca tenha tido contato com o ambiente registrado nela, entender como ele funciona.

 

Por tornar possível essa compreensão, a documentação de TI é extremamente importante para o bom andamento dos projetos na área de Tecnologia da Informação, pois é ela que garante que mesmo que haja troca de profissionais durante a realização do projeto ou os responsáveis pela gestão se ausentem, todos tenham acesso à forma como as ações devem ser conduzidas. 

 

Quais informações compõem a documentação de TI

A documentação da gestão de projetos de TI é composta por uma série de itens, sem os quais não é possível conhecer de realmente a infraestrutura de Tecnologia da Informação de uma empresa.

 

Dentres os itens que compõem a documentação de TI estão:

 
  • dados dos servidores: informações de hardware, nomes, documentos de instalação, localização etc.
  • internet: link, provedor, servidores e tipo de tecnologia utilizada
  • roteamento e endereçamento IP
  • topologia de rede: controles de acesso e diagrama
  • ativos de rede: firewalls, switches e roteadores
  • políticas de funcionamento da criação de usuário, segurança, instalações de novos softwares, entre outros
  • hardwares e softwares adquiridos
  • principais contatos dentro do cliente
  • contatos dos fornecedores de rede e equipamentos.
 

As vantagens da documentação para a gestão de projetos de TI

A grande vantagem da documentação para a gestão de projetos de TI é permitir que qualquer colaborador consiga entender tudo que é feito em uma empresa no setor de tecnologia. Com isso, os gestores têm mais segurança, menos dependência de um ou mais profissionais e a garantia que o trabalho terá continuidade mesmo na ausência dos responsáveis.

 

A documentação de TI é fundamental também para a segurança tecnológica da empresa, já que guarda informações vitais para o funcionamento do negócio e garante proteção e privacidade aos dados.

 

Por fim, vale lembrar que a documentação de processos de TI  não é algo apenas para as grandes empresas, ela deve ser parte da rotina da área de Tecnologia da Informação de negócios de todos os tamanhos. 

 

Visite site Cobe IT e veja como podemos ajudar com a documentação de processos, um recurso imprescindível para a boa gestão de projetos de TI.

Cobeit
Cobeit
24/06/2020 às 12:00
Av. Isaac Póvoas, 1177 - Edifício Conjunto Nacional - Popular, Cuiabá - MT
+55 65 3027-3777 | +55 65 99338-3351
e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet