Cobe iT Consultoria em Tecnologia

+55 65 3027-3777

contato@cobeit.com.br

Novidades

Instabilidade na rede: como ela impacta no faturamento da sua empresa

Instabilidade na rede: como ela impacta no faturamento da sua empresa

Publicado por Cobe IT em 09/09/2020 às 00:59

Você tem ideia de como a instabilidade na rede de internet da sua empresa impacta negativamente o seu negócio e o dia a dia da sua equipe? Sistemas lentos e instáveis são responsáveis pela queda da produtividade e das vendas, por exemplo, trazendo diversos prejuízos. 

 

Para ajudar você a driblar esse problema e evitar as consequências que ele traz para a empresa, nós escrevemos este artigo explicando o que causa instabilidade na rede e como ela pode ser resolvida. Confira!

 

Quais são os problemas causados ao negócio por instabilidade na rede

Com a dependência cada vez maior das empresas da tecnologia e da internet para realizar suas tarefas diárias, problemas de conexão e instabilidade na rede passaram a impactar fortemente toda a operação do negócio. 

 

Travamentos e lentidão da rede de internet afetam negativamente a empresa e causam problemas como:

 

Queda na produtividade

Os problemas de conectividade de rede dificultam ou impedem completamente a realização de tarefas pelos colaboradores, levando à perda de tempo e aos atrasos de entregas. O que impacta diretamente a produtividade de toda a empresa.

 

Indisponibilidade de serviços para os cliente

Quedas e lentidão na rede da empresa afetam o atendimento ao público, muitas vezes deixando serviços totalmente indisponíveis, o que resulta na insatisfação e, em algumas situações, até na perda do cliente.

 

Perda de vendas

Problemas na rede de internet causam instabilidade de sistema, o que pode tornar lentos ou mesmo travar totalmente processos de venda, levando o cliente a desistir de uma compra: o que impacta diretamente no faturamento do negócio.  

 

O que pode causar instabilidade da rede corporativa

São diversas as causas que podem levar à instabilidade na rede nas empresas. Dentre elas vale a pena citar:

 
  • a falta de manutenção na infraestrutura de rede
  • o uso de equipamentos e tecnologias obsoletos
  • as violações de segurança, como ataques de hackers
  • as falhas humanas
  • a instabilidade elétrica.
 

Como evitar instabilidade na rede da sua empresa

Para evitar instabilidade na rede corporativa e acabar com os problemas trazidos por falta ou lentidão na conexão, é importante colocar em ação algumas boas práticas:  

 

Organize a arquitetura da rede

Não conhecer todos os dispositivos conectados à sua rede pode levar à instabilidade. Por isso é importante ter um inventário de todas as máquinas que usam a internet da sua empresa. Isso impede que equipamentos desconhecidos e inseguros acessem a rede corporativa, o que representa risco cibernético. E também ajuda a garantir que todos os dispositivos autorizados tenham conexão de qualidade.

 

Atualize o sistema operacional

As atualizações chegam para corrigir falhas e suprir as necessidades que surgem depois do lançamento de um sistema ou aplicação. Assim, é fundamental que o sistema operacional da sua empresa esteja sempre atualizado para evitar que falhas causem instabilidade na rede ou mesmo outros problemas de conexão e uso.

 

Monitore a sua rede

Para evitar a instabilidade, é necessário descobrir quando e porque ela ocorre. Assim, monitorar a rede é prática essencial para garantir conexão rápida e de qualidade, e prevenir problemas que levem à lentidão ou à queda da rede.

 

Esperamos que nosso conteúdo sobre instabilidade na rede das empresas tenha sido útil para você. E se você sofre com os problemas expostos neste texto e quer melhorar sua rede corporativa, conheça os serviços da Cobe IT!

 

Nossa empresa é especializada em gestão de Tecnologia da Informação e pode mostrar a você como transformar seu TI e fazê-lo atuar de forma estratégica para o crescimento do seu negócio.

e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet