Cobe iT Consultoria em Tecnologia

+55 65 3027-3777

contato@cobeit.com.br

Novidades

Como evitar ficar refém do gestor de TI da sua empresa

Como evitar ficar refém do gestor de TI da sua empresa

Publicado por Cobe IT em 02/10/2020 às 00:11

O departamento de Tecnologia da Informação é visto como uma área estratégica nas empresas e, por isso, qualquer falha em sua operação pode trazer inúmeros transtornos. Agora, imagina se no meio do expediente acontece algum problema relacionado à área e o gestor de TI não está por perto?

 

Toda essa dependência do gestor de TI é um problema e pode atrapalhar muito o seu negócio. A boa notícia é que você pode evitar que sua empresa se torne refém desse profissional. Neste artigo nós mostramos como. Confira!

 

Quais as principais atribuições de um gestor de TI

O gestor de TI é o profissional responsável por toda a área de Tecnologia da Informação, devendo montar sua própria equipe de trabalho, alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e focada em produtividade, ou seja, diminuição de custos e resultados cada vez melhores.

 

Ele deve estar sempre atualizado com novas tecnologias e conhecer a fundo os sistemas da empresa.

 

Os riscos de uma empresa se tornar refém do gestor da área de Tecnologia da Informação

Quando certa atividade dentro de uma empresa é dominada por um único profissional, os riscos são elevados. E pior ainda se esse profissional é o responsável direto pelo ambiente de rede ou sistema operacional do negócio.

 

Nesses casos, se algo acontecer que torne o sistema inoperante e o gestor de TI não estiver por perto, todas as atividades da empresa entram em colapso. E como você já pode imaginar, isso poderá causar efeitos devastadores, fazendo com que a empresa perca negócios e tenha sua imagem abalada no mercado.

 

3 dicas para evitar que sua empresa seja refém do gestor de TI

A dependência de um profissional não é saudável em nenhuma área da empresa. Por isso é importante adotar as melhores práticas para evitar que o bom funcionamento do seu negócio seja refém de um determinado colaborador. 

 

Abaixo nós listamos três dicas que ajudam a sua empresa a ser independente do gestor de TI: 

1. Conheça a área de Tecnologia da Informação da sua empresa

É fundamental que você conheça a área de TI da sua empresa, saiba executar procedimentos básicos e, principalmente, passar informações relevantes para outros profissionais do departamento.

 

Não é raro encontrarmos proprietários que não têm nem mesmo uma visão superficial dos sistemas da sua própria empresa. Isso é um problema e aumenta as chances do bom funcionamento do TI do seu negócio ser dependente do gestor da área. 

 

2. Exija que a documentação de TI seja mantida em dia e seja completa e detalhada

Documentar e manter atualizado todo e qualquer procedimento operacional da área de Tecnologia da Informação é fundamental para que haja a continuidade dos negócios da empresa ou dos seus clientes em caso de troca de liderança ou de equipe.

 

Com a documentação de TI em dia, mesmo que o gestor do departamento se ausente, seja por férias, licenças médica ou qualquer outro motivo, é possível encontrar facilmente todas as informações da área e seguir a rotina de trabalho sem maiores problemas.

 

3. Conte com um serviço de Outsourcing de TI

Quando se pode contar com um serviço de outsourcing de TI, além de reduzir custos, você garante a qualidade dos serviços e não fica refém de um único profissional.

 

Sua empresa passa a ter uma equipe de profissionais especializados, pronta para atendê-la a qualquer momento e suprir todas as suas necessidades. Nada mau, não é mesmo?


Gostou do nosso conteúdo sobre como evitar que o seu negócio seja refém do gestor de TI? Esperamos que sim! Para ver outros textos que ajudam a transformar a administração da área de Tecnologia da Informação da sua empresa acompanhe as publicações aqui, no blog da Cobe IT.
e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet