Cobe iT Consultoria em Tecnologia

+55 65 3027-3777

contato@cobeit.com.br

Novidades

Coronavírus: os desafios do TI durante a crise da COVID-19

Coronavírus: os desafios do TI durante a crise da COVID-19

Publicado em 20/04/2020 às 12:56

A chegada do coronavírus causou um grande impacto, não apenas para as organizações do setor de saúde, mas para todas as empresas. Isso porque, a partir do surgimento da pandemia, a saúde e o bem-estar dos funcionários passou a ser a grande prioridade e possibilitar o trabalho remoto se tornou uma necessidade. 

 

Assim, muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade, colocando seus profissionais de TI em uma audaciosa missão que traz diversos desafios: viabilizar, com qualidade e segurança, o home office para todo, ou ao menos para o maior número de colaboradores possível.

 

Se a área de TI tem enfrentado problemas para tornar a operação da sua empresa remota, neste artigo temos algumas dicas muito úteis. Confira!

A chegada do coronavírus e os desafios para a área de TI das empresas 

“Fique em casa” virou palavra de ordem em todo o planeta nas últimas semanas e isso vem gerando uma série de mudanças no mundo corporativo, especialmente pela necessidade de adotar o trabalho remoto.

 

Se algumas empresas já permitiam o home office para alguns cargos, agora a questão é como expandir essa modalidade de trabalho para todos os funcionários. 

 

Nesse cenário, os principais desafios que se apresentam para os profissionais de TI são: 

Garantir a viabilidade técnica do trabalho remoto com equipamentos suficientes 

Não se trata apenas de notebooks, existem trabalhos que necessitam do uso constante de outros equipamentos, como impressoras, cada vez mais raras nas residências. 

 

E claro, para que esses equipamentos funcionem perfeitamente, pode ser preciso a visita de um técnico para a instalação e a configuração deles e da rede de internet.

Garantir uma conexão de internet adequada

E por falar em internet, nem todos os funcionários podem ter em casa uma conexão com qualidade e velocidade apta para operações com grandes trocas de dados, como videoconferências. 

 

Assim, muitas empresas estão tendo que providenciar serviços de 4G para os seus colaboradores.

Garantir a segurança dos dados

Agora, uma VPN nesse momento faz toda a diferença. Mas é importante também ter um antivírus confiável, algo que muitas pessoas não têm em seus computadores pessoais. 

 

Dessa forma, as empresas estão tendo que fazer uma revisão das políticas de acesso remoto. 

Garantir que a equipe mantenha as operações integradas

Com a implementação do trabalho remoto surge a necessidade de ferramentas de colaboração,  comunicação e workflow. 
 

Elas são indispensáveis para que haja mais transparência nos processos, para saber o andamento das atividades e para que as informações não se percam em inúmeras mensagens e e-mails. 


E então, sua empresa já tomou as providências necessárias para viabilizar o trabalho remoto em tempos de pandemia do coronavírus? Para saber como lidar com essa nova realidade é importante contar com a orientação de uma empresa especialista em segurança de dados e informações. Entre em contato com a Cobe IT e veja como podemos ajudar seu negócio.
e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet